Sal comum pode ser substituído por temperos mais saudáveis

Após a retirada de 14 mil toneladas de sódio de alimentos industrializados, descubra como reduzir este perigoso ingrediente na alimentação caseira
Recentemente, o Ministério da Saúde anunciou que 14 mil toneladas de sódio foram retiradas dos produtos alimentícios desde 2011. As maiores reduções foram nos temperos prontos, margarinas e cereais. Essa medida aconteceu devido aos acordos firmados entre a organização e representantes da indústria alimentícia nacional.

Segundo o coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular e coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro, Dr. Elcio Pires Junior, quando consumido em excesso o sódio (substância que compõe o sal comum) pode causar problemas cardiovasculares. “O consumo exagerado causa retenção de líquidos que, mesmo sem causar inchaço, aumenta o volume de sangue no corpo, que pressiona as artérias e eleva as chances do indivíduo sofrer de hipertensão arterial”, explica o especialista.

Mas e quando falamos dos alimentos preparados em casa? Como podemos controlar o consumo deste ingrediente tão perigoso? Pois fique sabendo que atualmente existe no mercado algumas opções que substituem o sal comum nas refeições, sem que o sabor do alimento seja deixado de lado.

Sal light – Sua fórmula é composta por metade de cloreto de sódio e metade de potássio e, por isso, é considerado mais saudável. Osódio auxilia na retenção de líquidos e o potássio é diurético, havendo assim um equilíbrio. Porém, quem sofre de insuficiência renal deve evitar o consumo de sal light devido ao potássio.

Salgante ou sal sem sódio – Esse não possui sódio, substância responsável por aumentar a pressão arterial. É 100% cloreto de potássio. Entretanto, ele deve ser utilizado com cautela por pacientes hipertensos ou como insuficiência cardíaca que fazem uso de remédios poupadores de potássio. O alerta existe porque essa substância pode provocar arritmias cardíacas e até levar o indivíduo ao óbito.

Antes de fazer uso destes produtos, o ideal é consultar um médico ou nutricionista, principalmente se você sofre com algum problema crônico de saúde.

“Para conseguir seguir a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de  consumir somente de 5mg de sódio por dia (duas colheres rasas de café), vale a pena apostar também em temperos naturais que não trazem danos à saúde e oferecem inúmeras vantagens nutricionais. Entre os que podem ser utilizados na cozinha estão o coentro, alho, limão, cebolinha, salsinha, gengibre, pimenta, entre outros”, finaliza o especialista.

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