Natação ajuda a reduzir a pressão arterial em indivíduos pré-hipertensos

No Brasil existem, atualmente, 17 milhões de hipertensos. E, segundo um estudo conjunto da Escola de Economia de Londres, do Instituto sueco Karolinska e da Universidade do Estado de Nova York, até 2025 o número de hipertensos nos países em desenvolvimento deverá crescer em 80%.

Para controlar a hipertensão, praticar atividades físicas é uma medida primordial e um desses exercícios é a natação. Segundo um estudo realizado, na Universidade Católica de Brasília, com oito indivíduos pré-hipertensos, esse esporte quando feito com intensidade moderada a alta é eficaz na redução da pressão arterial em pacientes dessa categoria.

Segundo o coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular e coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro, Dr. Élcio Pires Junior, o ato de nadar é uma atividade aeróbica que contribui para o condicionamento do músculo cardíaco, melhora a circulação sanguínea e atua no sistema nervoso, como relaxante. Além dos pré-hipertensos, esse esporte é ideal também para idosos e pessoas com restrição de mobilidade, já que por ser praticada na água, diminui os riscos de lesões musculares.

No entanto, antes de começar a se exercitar o paciente deve procurar um médico para realizar uma avaliação geral para saber se está capacitado a realizar a atividade sem prejudicar a sua saúde.

 

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *