Prevenção do diabetes ajuda a diminuir os riscos da doença

Em novembro, tivemos o Dia Mundial do Diabetes, que é uma doença que atinge cerca de 10% da população adulta e o paciente tem duas vezes mais risco de desenvolver doenças cardíacas, sendo fatal em alguns casos. Muitas pessoas nunca mediram a taxa de glicose no sangue e não têm a informação correta do que se deve fazer caso venha a ser diagnosticado com diabetes, ainda mais por ser uma doença silenciosa e que em alguns casos não apresentar sintomas.

Essa doença é uma síndrome do metabolismo, decorrente da falta de insulina ou a incapacidade da insulina de agir no organismo e possui diversos tipos, entre eles, tipo I, II e gestacional.

Sempre recomendo aos meus pacientes que é preciso ficar atento aos sintomas do diabetes, assim como outros sinais que o corpo emite, como:

– Ir ao banheiro urinar várias vezes durante o dia;
– Sentir muita fome e sede frequentemente;
– Perder peso e sentir muita fraqueza;
– Mudar constantemente de humor ou sentir náuseas e vômitos.

Já a tipo dois é um pouco mais agressiva, podendo levar a infecções frequentes, visão embaçada, dificuldade na cicatrização de ferimentos e formigamentos nos pés.

Além disso, as doenças cardiovasculares são a causa mais frequente de morte em pacientes com esse diagnóstico. O metabolismo do diabetes causa modificações absorvidas pelas células das artérias, que pode ocasionar em infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e entupimento das veias das pernas e pés.

É importante que você procure ter uma vida saudável e com uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos e estar em constante cuidado com os exames, fazendo regularmente o seu check up. Além disso, evitar alimentos processados e a ingestão excessiva de doces também auxilia no cuidado precoce com o diabetes e no controle da pressão arterial.

Por isso, a melhor forma de lidar com a doença de forma precoce é realizar os exames periodicamente e estar sempre ligado aos sintomas.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *