Doações de órgãos no Brasil podem bater recorde em 2018

Atualmente, no Brasil existem 32.716 pacientes cadastrados na lista de espera para transplantes de órgãos, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Enquanto esperam por doações de rim, fígado, coração, pulmão, pâncreas e córnea, o Ministério da Saúde lança a campanha “Espalhe amor. Doe Órgãos” buscando a incentivação para bater recordes em transplantes nesse ano.

Pessoas que precisam de rins e córneas são a maioria no Brasil: 21.962 pacientes aguardando por transplantes de rins, enquanto 8.574 estão na lista de espera por córneas. Sendo que, para receber o órgão, o paciente deve estar inscrito na lista de espera do Sistema Nacional de Transplantes, que organiza as doações pela compatibilidade sanguínea.

Entre janeiro e junho desse ano, houve um crescimento de 7% comparado ao mesmo período do ano passado: foram 1.765 doadores efetivos em 2018. Segundo a projeção realizada com os dados do primeiro semestre deste ano até o final de 2018, o Brasil baterá recorde nos transplantes de fígado, pulmão, medula óssea e coração.

Transplante de coração

Em 2018, o Brasil comemorou 50 anos do primeiro transplante do órgão, há meio século que a medicina e doadores ajudam a salvar a vida de quem precisa de um novo coração no país, mas ainda podemos fazer mais!

Para esse tipo de transplante, o doador precisa ter sofrido apenas um tipo de morte, a encefálica. O coração é um órgão sensível e precisa ser implantado em até 4 horas após sua retirada e existe um grande trabalho em equipe para que o paciente receba o órgão.

A boa notícia é que até o final do ano, estima-se que 382 transplantes de coração sejam realizados no país.

Como ser doador

Gostaria de ser doador? Converse com a sua família! No Brasil, a família é quem autoriza a doação dos órgãos. Então, se você tem o desejo de ser um doador, avise seus parentes, já que grande parte dos pacientes que não contaram para os familiares sobre essa decisão, acabam não tendo os órgãos doados.

Ser doador é um ato de amor e compaixão ao próximo. Seja doador!

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *