Como cuidar da saúde cardiovascular no verão

É no último mês do ano que uma das estações mais aguardada finalmente chega: o verão. Nos dias mais quentes, sentimos vontade de sair da rotina e realizar atividades ao ar livre. Buscar entrar em forma apenas para a estação, abuso de drinks refrescantes e deixar a dieta para segundo plano são práticas comuns nessa época do ano e que podem aumentar os riscos de complicações na saúde do coração.
As pessoas que devem estar mais atentas são os idosos, hipertensos, obesos, tabagistas e diabéticos. É preciso prestar atenção nas refeições no verão, escolham alimentos que ajudem a manter o colesterol baixo, para impedir a formação da aterosclerose, que são as placas de gordura formadas dentro dos vasos e impedem a boa circulação sanguínea.
Antes de correr atrás do tempo perdido e entrar em forma para pegar praia e piscina, é recomendado a realização de um check-up para garantir que as atividades físicas sejam benéficas e que não sobrecarreguem o coração. Os atletas de verão devem ter a liberação médica antes de se matricularem nas academias.
Atenção, hipertensos!
Aos hipertensos que fazem uso de remédios, é preciso estar atento em viagens à praia. Como a pressão atmosférica da praia já é mais baixa, o uso de vasodilatantes podem causar uma queda brusca na pressão, por isso, faça uma consulta ao cardiologista antes de sair para as férias.
Aproveitando o calor
Faça atividades físicas nos horários em que o sol esteja mais fraco, na parte da manhã ou no começo da noite. Inclua bebidas como chá verde, água de coco e sucos naturais para manter a hidratação nos dias quentes, além de muita água. Mantenha as atividades físicas leves por, pelo menos, duas vezes na semana.
Essa é a melhor época do ano para aumentar o consumo de frutos do mar: os peixes, ricos em proteínas e pouco calóricos, estão associados à redução da incidência de doenças cardiovasculares. Aposte em salmão, trutas e bacalhau.
E não esqueça de descansar! O ideal é ter entre seis e oito horas de descanso por noite.
Seguindo essas dicas, com a consulta ao cardiologista em dia, você está pronto para curtir o verão sem colocar em risco a saúde do seu coração.
Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *