Como o colesterol prejudica a saúde cardiovascular 

No dia 8 de agosto, é comemorado o Dia de Combate ao Colesterol no Brasil. Esta data foi criada para a conscientização e prevenção das doenças cardiovasculares, que são as maiores causas de mortalidade em nosso país e no mundo inteiro. 

Apesar de também aparecer por fatores genéticos, a maior causa do aumento do colesterol ruim em nosso organismo está ligado aos nossos hábitos diários. Infelizmente, a lista do que faz o mau colesterol subir não é tão incomum: má alimentação, sedentarismo, obesidade e sobrepeso, tabagismo e diabetes. O estilo de vida moderno muitas vezes nos faz recorrer a uma alimentação ruim por sua praticidade e pelo seu sabor atrativo. Mas nem tudo que reluz é ouro, já dizia o ditado popular. A maioria destes alimentos são pobres em nutrientes, muitas vezes não passando de gorduras e carboidratos. Como se não bastasse, ainda damos pouca prioridade para as atividades físicas, o que faz o peso aumentar e as taxas de colesterol também. 

Mas, há um problema a ser levado em consideração: a gordura que inevitavelmente se acumula no interior das artérias. Com o passar do tempo, o colesterol forma placas de gorduras nos vasos, chamamos esta condição de aterosclerose. Mas, caso as taxas do mau colesterol continuem altas, as chances destas placas obstruírem a passagem de sangue é enorme. Dependendo de onde a artéria se feche, podemos acabar sofrendo um infarto do miocárdio ou um acidente vascular cerebral, quando a circulação de sangue para. 

Aí vem mais um fato alarmante: o colesterol é uma condição silenciosa e assintomática, em outras palavras, não existe nenhum sintoma físico que dê um alerta sobre sua presença. Somente um exame de sangue pode detectar as altas taxas do mau colesterol no organismo.  

A importância do check-up anual 

O check-up cardiovascular regular é indispensável. Nele, além do hemograma completo para checar as taxas de colesterol e glicemia, ainda é realizado vários exames que podem identificar qualquer anormalidade na saúde cardiovascular. Entre eles, o teste ergométrico e o ecocardiograma são os mais comuns. O teste ergométrico avaliará as condições cardiológicas durante o esforço, onde acompanhamos as frequências cardíacas e a pressão arterial antes e depois do paciente caminhar pela a esteira. 

Prevenção do alto colesterol

O melhor tratamento para o colesterol é a prevenção: evite alimentos gordurosos, industrializados e fastfood; faça uma visita semanal no hortifrúti e inclua legumes, verduras e frutas na sua alimentação; aumente a ingestão de fibras em suas refeições; saia do sedentarismo e pratique atividades físicas regulares; não fume.

Dr. Élcio Pires Júnior é coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro – Rede D’or – Osasco, e coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital Bom Clima de Guarulhos. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialista em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.     

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *