Excesso de atividades físicas pode inflamar o músculo do coração

Especialista fala sobre a miocardite, condição que afeta o músculo cardíaco

Existem diversas complicações que podem ocorrer devido à prática de exercícios físicos sem acompanhamento. Uma delas é a miocardite, causada por uma infecção viral que inflama o miocárdio, o músculo do coração.

Segundo o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Elcio Pires Junior, esta condição pode acontecer em atletas devido à baixa da imunidade causada pela intensidade dos exercícios. “Os sintomas da miocardite podem ser facilmente ignorados por parecerem comuns ao paciente. Portanto, é importante sempre buscar ajuda médica quando qualquer sintoma é identificado”, alerta o médico.

Sintomas da inflamação do coração

Os principais sintomas da miocardite são:

– Dores no peito;

– Batimentos cardíacos irregulares;

– Tontura;

– Cansaço;

– Inchaço nos membros inferiores.

“Embora seja uma condição rara, a miocardite costuma desaparecer assim que a infecção for curada. Porém, quando a inflamação do coração permanece, o paciente precisa ficar internado alguns dias para continuar o tratamento”, explica o especialista.

Tratamento

O tratamento da miocardite é basicamente medicamentoso para curar a origem da infecção que causou a miocardite e por meio do repouso, já que o aconselhamento médico é evitar a sobrecarga do coração.

“Em casos mais graves, o paciente pode ficar internado para receber a medicação intravenosa e utilizar aparelhos que simulam um marcapasso para auxiliar nos batimentos cardíacos. As inflamações mais severas podem deixar sequelas como a insuficiência cardíaca ou hipertensão, portanto, ao identificar qualquer anormalidade na saúde, o indicado é buscar ajuda médica imediatamente”, finaliza o cirurgião.

Dr. Élcio Pires Júnior é coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro – Rede D’or – Osasco, e coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital Bom Clima de Guarulhos, cirurgião cardiovascular pela equipe do Dr. André Franchini no Hospital Madre Theodora de Campinas. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialista em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.   

facebook.com/Dr-Élcio-Pires-Júnior-Cirurgião-Cardíaco | linkedin.com/in/elciopiresjunior | www.instagram.com/drelciopiresjr/ 

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *