Como cuidar do coração durante as festas de fim de ano?

Uma pesquisa sueca realizada pelo Instituto Karolinska, e publicada no periódico científico British Medical Journal, apontou que as incidências de infarto agudo do miocárdio aumentam no período das festas de fim de ano. Para chegar a esta conclusão, o Instituto (com apoio de universidades suecas) analisou as datas dos 283.014 casos de infarto arquivados no Registro Sueco de Unidade Coronariana, entre 1998 e 2013. Os cientistas concluíram que os picos de emoção, os excessos de bebidas e comidas, drogas e a privação do sono aumentam em 37% as chances de ter um infarto na véspera de natal e 20% durante a virada do ano.

Embora o estudo enfrente limitações regionais por ter analisado apenas países europeus, que passam as festas durante o inverno, enquanto o Brasil passa as festas em pleno verão, fica de alerta para tomar cuidado e comemorar o Natal e o Ano Novo com segurança.

Estresse, raiva, luto, tristeza e ansiedade, somados aos outros fatores externos, prejudicam a saúde cardiovascular principalmente de pessoas que estão no grupo de fatores de risco: diabéticos, sedentários, cardiopatas, idosos e obesos.

Mesmo que as incidências de infarto sejam maiores no inverno, uma data comemorativa bastante celebrada na Suécia é o Midsummer, que comemora a entrada do verão em junho, também apresentou dados relevantes para a pesquisa: 12% de aumento nas chances de infarto.

Então, independente da época do ano, os excessos podem causar danos à saúde do coração. E não deixe para procurar ajuda médica apenas quando o dano está feito: cuide da sua saúde mental e faça exames preventivos frequentemente, principalmente os que chequem a saúde do coração.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *