Infarto em crianças: apesar de raro, é possível

No início deste ano, um menino de 11 anos faleceu por decorrência de um infarto na cidade de Luís Correia, litoral do Piauí. Entretanto, este tipo de ataque fulminante é extremamente raro em crianças.

Às vezes, recebo no meu consultório pais que se preocupam com a possibilidade de estes problemas atingirem seus filhos, mas explico o porque, apesar de possível, é tão raro. Os fatores que mais prejudicam a saúde do coração de uma pessoa são o tabagismo, colesterol alto, hipertensão e diabetes. Porém, estas causas não comprometem a função cardíaca a tempo de causar o infarto quando se é criança.

Quando atinge os pequenos, o infarto está associado a alguma anomalia congênita das artérias, além de ser causado também pela hipercolesterolemia familiar, ou seja, quando uma doença genética faz com que o corpo produza muito colesterol, independente dos hábitos do indivíduo. O infarto infantil também pode ser associado à miocardiopatia hipertrófica, doença que faz com que os músculos do coração cresçam anormalmente; e à trombofilia, condição que gera a hipercoagulação do sangue, gerando assim, coágulos que podem entupir as artérias.
Por isso, é essencial que as crianças tenham acompanhamento desde cedo. Assim podemos identificar caso alguma doença venha a causar um problema futuro.
Para se proteger e evitar que aconteça o infarto no seu filho, atente-se a alguns fatores:

– Tenha o histórico familiar de doenças cardíacas;
– Atente-se a desmaios, falta de ar e cansaço excessivo;
– Tenha hábitos saudáveis.

O acompanhamento médico é essencial! Conte comigo!

Artigo de Dr. Elcio Pires Junior: coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro – Rede D’or – Osasco, e coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital Bom Clima de Guarulhos, cirurgião cardiovascular pela equipe do Dr. André Franchini no Hospital Madre Theodora de Campinas. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialista em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.  

facebook.com/Dr-Elcio-Pires-Junior-Cirurgião-cardíaco | linkedin.com/in/elciopiresjunior | www.instagram.com/drelciopiresjr  

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *