Setembro Vermelho alerta para a saúde cardiovascular

Saiba o que representa a cor e conheça melhor as campanhas que buscam estimular cuidados e a atenção à saúde do coração

Pensando em estimular que as pessoas façam exames e consultas médicas com maior frequência, foram criados movimentos coloridos de campanhas de saúde, como o Setembro Vermelho, um mês dedicado à saúde cardiovascular por causa do Dia Mundial do Coração, que tem sua data oficial no dia 29. 

No Brasil, cerca de 300 mil casos de infarto agudo do miocárdio são registrados por ano, por essa razão as campanhas deste mês são tão relevantes, é o que explica o cirurgião cardiovascular e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Elcio Pires Junior. “É uma época extremamente importante para ampliar ainda mais esse debate sobre a saúde do coração”, comenta.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as notificações de óbito por doenças cardíacas ou por causa indeterminada, em domicílio, aumentaram 50% no ano passado, por isso, este ano, os médicos especialistas pretendem aproveitar o momento para lembrar que os cuidados devem ser contínuos mesmo durante a pandemia. “Por causa do coronavírus, muitos pacientes deixaram de ir ao médico com medo de se contaminar, mas, infelizmente, as mortes por infarto e AVC continuaram a acontecer”, ressalta Junior.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, e para prevení-las é fundamental adotar hábitos saudáveis, que incluem visitas regulares ao médico cardiologista. “Alguns fatores de risco devem ser acompanhados ainda mais de perto, como é o caso da diabetes, hipertensão, tabagismo, estresse, obesidade, doença da tireoide e colesterol alto”, finaliza o especialista.

facebook.com/Dr-Elcio-Pires-Junior-Cirurgião-Cardíaco | linkedin.com/in/elciopiresjunior | www.instagram.com/drelciopiresjr

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *