Novembro Azul também é uma campanha para a prevenção do diabetes

Embora novembro seja marcado pela conscientização e prevenção do câncer de próstata, outra causa importante é levantada no mesmo período: o diabetes que, no dia 14 de novembro, marca o seu dia mundial de alerta à população.

O que é pouco associado com o grupo de doenças, que resulta no alto nível de glicose no sangue, são as doenças cardiovasculares. Porém, segundo dados da Associação Americana de Diabetes, duas a cada três mortes de diabéticos são causadas por infarto ou AVC, sendo a principal causa de morte desse público. Mas por que o diabetes afeta a saúde do coração?

Uma pessoa que tem diabetes pode dobrar ou triplicar as chances de desenvolver uma doença cardíaca. Isso acontece, pois, as altas taxas de açúcar no sangue provocam inflamações em todo o organismo, facilitando a formação de placas de gordura nos vasos, hipertensão e aumento nas chances de infarto.

A nona edição do Atlas de Diabetes, um documento realizado a cada dois anos pela Federação Internacional de Diabetes e que mapeia a doença em 138 países, trouxe dados preocupantes sobre o Brasil. O diabetes cresceu 31% em nosso país, totalizando 11,4% dos adultos que sofrem com as altas taxas de glicose no sangue.

Para os pacientes que têm diabetes, além do tratamento da doença, a melhor forma de prevenir as doenças do coração é uma mudança de hábito: sair do sedentarismo e cuidar da alimentação. A prática de exercícios físicos diariamente e uma alimentação saudável rica em verduras, legumes e frutas ajudam a proteger o coração.

Embora o diabetes não tenha cura, é possível evitar o aparecimento de complicações cardíacas. Existe no mercado alguns remédios que ajudam no controle da glicose no sangue, eles podem diminuir até 15% as chances de infarto em diabéticos. Mas, o melhor remédio ainda é a prevenção. Cuide-se!