A importância do Setembro Vermelho

Você sabe o que é o Setembro Vermelho? Para quem não sabe, essa é uma campanha de conscientização para ajudar a prevenir doenças cardiovasculares. Em comemoração ao Dia Mundial do Coração, que é celebrado no dia 29 de setembro, dedicamos o mês inteiro a alertar a sociedade sobre os hábitos que são prejudiciais à saúde do órgão.

As doenças cardiovasculares são a maior causa de mortes no mundo inteiro: segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde, são mais de 17,7 milhões de óbitos por ano. A maioria dos casos de doenças do coração podem ser evitadas com alguns cuidados básicos em nossas rotinas.

Os principais fatores que colocam em risco a saúde cardiovascular são o tabagismo, sedentarismo, obesidade, sobrepeso, uso de álcool, má alimentação e o diabetes, que podem causar maiores chances de desenvolver hipertensão, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio e AVC.

O Setembro Vermelho, idealizado para promover uma diminuição de mortes causadas por doenças cardiovasculares, é um lembrete da importância de fazer check-ups anuais. Muitas doenças que afetam o órgão são silenciosas! Estejam sempre atentos a pequenos sintomas: caso você sinta dores no peito, falta de ar, enjoos, tonturas, dores nas costas, dormências, perda de equilíbrio ou coordenação e batimentos irregulares, procure um médico. Esteja atento a qualquer anormalidade!

A melhor forma de ter um coração saudável é a prevenção. Deixe de fumar, não abuse de bebidas alcoólicas e mexa-se. Tenha uma alimentação saudável, rica em legumes, frutas e verduras. Evite frituras, alimentos gordurosos e o açúcar. Faça atividades físicas diárias, caminhadas, yôga ou natação. O importante é buscar o equilíbrio e manter-se saudável. Cuide-se!