Pirâmide etária mostra que brasileiros estão com uma maior expectativa de vida

São Paulo, novembro de 2023. No final de outubro, foi divulgado o Censo 2022, do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que é uma pesquisa realizada em todo território nacional com o objetivo de efetuar uma grande coleta de dados sobre a população. Nesta pesquisa, foi constatado um aumento dos brasileiros que fazem parte do grupo da terceira idade, além do aumento também da média da idade da população para 35 anos, sendo que em 2010 essa média era de 29 anos.

Alguns fatores podem estar contribuindo para o aumento da população idosa no país, como um estilo de vida mais saudável, maior acesso à informação e também o avanço da medicina. Para o Dr. Elcio Pires Junior, cirurgião cardiovascular e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, diagnosticar precocemente e tratar doenças do coração é de grande importância nesta etapa da vida. “Nós sabemos que existem diversas doenças cardiovasculares, como infarto, insuficiência cardíaca, arritmia e entre outras. Fazer o tratamento correto, em muitos casos, cirúrgico, é um dos principais fatores para envelhecer com saúde”, comentou.

Quais são as principais cirurgias cardiovasculares realizadas na terceira idade

• Revascularização do miocárdio: Conhecida como cirurgia de ponte de safena, neste procedimento é colocado no coração uma parte da veia de safena da perna ou da artéria torácica interna, conhecida como artéria mamária, e outros enxertos vasculares, como a artéria radial e gastroepiplóica, que tem o objetivo de fazer com que o sangue seja transportado desde a aorta até o coração. Este procedimento é recomendado quando as artérias coronárias estão obstruídas e fazem com que o coração bombeie menos sangue.
  • Implante de marcapasso: O fraco bombeamento do coração pode estar ligado a diversas causas, em algumas delas, a solução é a implantação de marcapasso. “O equipamento produz estímulos elétricos que estimulam a contração do coração, de acordo com uma frequência cardíaca estabelecida previamente. É um procedimento simples que pode durar até 2 horas e o paciente recebe alta em 24 horas”, explicou Pires.
  • Cirurgia de aorta: A aorta é uma das principais veias do corpo humano, transportando o sangue do coração para os outros órgãos. Quando um aneurisma se desenvolve na parede deste vaso, o deixa enfraquecido e com o risco de se romper e levar ao óbito. “Para esta doença existem duas cirurgias que podem ser realizadas, a endovascular, em que colocamos uma endoprótese na aorta, fazendo com que o sangue passe em seu interior e não na área dilatada. E a cirurgia aberta, em que uma prótese de material sintético é inserida por meio de uma abertura no tórax”, informou o cirurgião cardiovascular.
  • Cirurgias valvares: Estes procedimentos visam a troca de valvas do coração que estão doentes, por próteses que as substituem em suas funções. Também existe a possibilidade da realização de plastia valvar, onde a valva do paciente não é trocada e o cirurgião cardiovascular realiza um “conserto” para que sua função seja restituída.

“Hoje, com o avanço da medicina e principalmente aos procedimentos minimamente invasivos, diversas cirurgias podem ser realizadas em idosos de uma maneira que não leve risco, muito pelo contrário, trazendo uma melhor qualidade de vida e os deixando biologicamente mais fortes”, ponderou Pires. “Os procedimentos têm resultados muito satisfatórios, mas devem estar sempre relacionados com acompanhamento médico, para que possíveis doenças não sejam diagnosticadas tardiamente”, completou.