Andar de bicicleta com frequência previne doenças cardiovasculares

Pedalar por cerca de 30 a 60 minutos melhora o condicionamento físico, ajuda a combater o estresse e a prevenção de doenças como hipertensão, colesterol alto e o risco de infarto. Além disso, um estudo feito na Escócia pela Universidade de Glasgow, diz que andar de bicicleta diminui em 45% o risco de desenvolver doenças cardíacas.

Esse tipo de exercício além de aumentar a resistência, ajuda na distribuição de oxigênio para o sistema cardiovascular, regulariza os níveis de colesterol e triglicérides e melhora o sono. A bicicleta é ideal para quem está começando a realizar exercícios pois não necessita de muito esforço.

De acordo com o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Elcio Pires Júnior, a prática fortalece diversos músculos do corpo e com acompanhamento é totalmente benéfica. “São diversos os pontos positivos entre eles a diminuição do risco de ataque cardíaco, equilíbrio da pressão arterial e aumento da sensibilidade à insulina.

Para começar é preciso fazer uma avaliação médica e passar por um período de adaptação que pode durar até 12 semanas. Durante os primeiros dias 20 minutos são necessários, após esse período um ciclista pode pedalar todos os dias por 60 minutos. “É um exercício que pode ser praticado por qualquer pessoa já que não oferece grandes impactos ao corpo”, explica Elcio.

Antes de começar o exercício é preciso fazer ajustes na bicicleta, evitar os exageros e não se esquecer de manter coluna e abdômen eretos, sem forçar as articulações. A prática dessa atividade segundo a OMS deve ser feita semanalmente por duas horas e meia, e entre os benefícios que gera ao coração dá sensação de bem-estar, o que previne várias outras doenças.