*Por Dr. Elcio Pires Junior
O estresse é uma resposta física e emocional de como o corpo reage à pressão. Os sintomas, mentais e físicos, são: tensão, irritabilidade, incapacidade de se concentrar e o sentimento de estar sempre cansado. Para essas pessoas fazer alguns exercícios físicos já ajudam a melhorar a saúde do coração.
A pessoa estressada fabrica adrenalina e cortisol em excesso, o que sobrecarrega o organismo, principalmente o coração, aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial. Atividades físicas regulares que duram mais tempo e são menos intensas como caminhada, corrida leve e andar de bicicleta são as mais indicadas para combater o estresse crônico e frequentes tensões emocionais. Elas regulam as taxas de adrenalina e cortisol, estimulam a produção de serotonina e outros hormônios ligados ao bem-estar e trazem benefícios para o corpo e a mente.
Recomendo atividades que podem ser intercaladas com exercícios que aumentam a concentração: como ioga, pilates, meditação, tai chi chuan e escalada. Exercícios que geram prazer como danças e circo também são indicados, e de mais introspecção como natação e alongamento.
Engana-se quem pensa que exercícios agressivos e estimulantes como as lutas são a melhor saída, principalmente para quem é estressado e trabalha o dia todo sentado, no escritório. O ideal é mudar o foco, buscar mais calma e alívio das tensões de maneira mais equilibrada.
Mudar a atitude frente aos problemas e tensões diárias é essencial, afinal o estresse é inevitável, mas o comportamento estressado é uma escolha. Focar em soluções, pensamentos positivos, fazer check ups regulares, descansar, trocar a alimentação gordurosa por uma balanceada, evitar o consumo de álcool e cigarro devem acompanhar a prática regular de atividades físicas e são a chave para uma vida saudável.